sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Quando tudo começou

Não sei ao certo qual foi o dia e a hora, mas eu lembro quando fui apresentada à letra "a", a professora Adriana disse: a, de anel... Não sei quantos anos eu tinha, mas foi amor a primeira vista. Tenho dúvida se foi "u" de urso ou de uva.

Achei aquilo tão incrível. Minha mãe não tinha o costume de perguntar o que eu tinha aprendido na escola, e ela não tem idéia de como eu queria falar. Eu tirava notas boas, sempre tirei (até eu conhecer a faculdade) e lembro que todo o final do ano, quando ela chegava em casa para almoçar eu fazia uma ceninha, me debruçava na cama e muito mal eu simulava um choro, chegava a soluçar, ela me perguntava o que tinha acontecido e eu dizia rindo:

- Reprovei de ano!

Ela certamente nunca nem pensou em acreditar e apesar de quase não comparecer nas reuniões com os pais, ela sabia como eu ia bem. Lembro uma vez, que a lição de casa era achar umas 10 palavras com as letras x, ch, ss, sc, mas eu gostava mostrar dedicação aos professores e disse para a minha mãe um número absurdo, coisa de umas 50 palavras. E eu as procurei.

Não lembro ao certo quando foi a primeira leitura que fiz, mas foi de um livro que eu gosto muito, "O Pequeno Príncipe", foi uma farmacêutica o emprestou à minha mãe.

O mundo dos livros apareceu na minha vida surpreendemente, com um dos melhores livros que li em toda a minha vida. Depois de "O Pequeno Príncipe" apareceram muitos outros. Muitos mesmo! Acho que o segundo era de uma comunidade de parafusos e a base educacional deste livro era sobre preconceito.

Quando eu estava na 8ª série ganhei meu primeiro concurso literário. Lembro que na sexta-feira a secretária do "sempre" vereador Jair César ligou na minha casa, disse que no dia seguinte haveria a entrega dos prêmios, e mais uns blá, blá, blás. Eu como uma escritora orgulhosa, mas na verdade desacreditada não compareci. Na segunda-feira eu cheguei na escola e todos me contaram.

Entrei em um mundo construído por muitas letras que parece não ter fim.

Um comentário:

Unknown disse...

tenho o maior orgulho de ter estudado com e conhecer essa pessoa maravilhosa que és. Quero que saiba que adoro ler o que vc posta aqui...
te adoro hj e sempre.. bjos VAL, Cep